Alessandro De Cesaro usou a Tribuna Popular para defender educação, saúde, segurança e participação da juventude rural nas decisões do município
Através da Tribuna Popular da Câmara de Vereadores neste mês de agosto, o morador da comunidade de Rio Caçador e integrante do Sintrafar, Alessandro Mateus De Cesaro, fez um apelo aos parlamentares sobre a necessidade urgente de políticas públicas voltadas à permanência dos jovens no campo. De acordo com Alessandro, nos últimos 10 anos cerca de 25% dos jovens da região Sul do Brasil migraram do meio rural para os centros urbanos, acentuando o êxodo rural e ameaçando a continuidade da agricultura familiar. “O meio rural gera laços comunitários, vínculos com a natureza e com o alimento. Precisamos valorizar isso”, afirmou.
Entre as propostas apresentadas, Alessandro defendeu o fortalecimento das escolas no interior, além de melhorias nos serviços de saúde e segurança, como formas de garantir qualidade de vida e oportunidades para quem escolhe permanecer no campo. Ele também sugeriu aos vereadores que avaliem a participação da juventude rural no Conselho Municipal de Juventude e a criação de um Projeto de Lei (PL) específico de incentivo ao jovem agricultor familiar.