Pequenos fósseis foram encontrados em Faxinal do Soturno e em outras partes do RS
Pesquisadores indicam em publicação no periódico inglês Journal of Anatomy que pequenos fósseis encontrados no Rio Grande do Sul no início dos anos 2000 são os mamíferos mais antigos do planeta Terra. A espécie chama-se Brasilodon quadrangularis e seus restos foram escavados no início dos anos 2000 em rochas fossilíferas do período Triássico/Noriano, com aproximadamente 225 milhões de anos.
Os primeiros materiais foram encontrado em Faxinal do Soturno, na Região Central do Rio Grande do Sul, e depois em outros pontos do estado. Os pequenos brasilodotídeos tinham apenas 20 cm de comprimento e se assemelhavam aos pequenos roedores atuais. Esses animais tinham hábitos noturnos, caçavam insetos e pequenos répteis e deviam viver em pequenas tocas com seus filhotes, até que eles se tornassem adultos.
O grupo de pesquisa da UFRGS começou a analisar a dentição dos Brasilodon quadrangularis em 2004, após selecionar algumas mandíbulas da espécie, que possuem somente dois centímetros de comprimento. Com o uso de microscópios avançados, foram tiradas milhares de fotografias que mostraram detalhes dos dentes, do esmalte e da dentina dos extintos animais.