Ano Santo recorda os 2025 anos da encarnação de Jesus
No dia em que a Igreja Católica celebrou a festa litúrgica da Sagrada Família, 29 de dezembro de 2024, em comunhão com todas as dioceses do mundo, a pedido do Papa Francisco, a Diocese de Caxias do Sul abriu o Jubileu 2025. Com o tema ‘Peregrinos da Esperança’, o Ano Santo recorda os 2025 anos do nascimento de Jesus Cristo. A programação teve início às 18h, na Paróquia São Pelegrino, com o rito de abertura presidido por Dom José Gislon. Na sequência, mais de 1,5 mil fiéis saíram em peregrinação até a Catedral Diocesana de Santa Teresa D’Ávila. Na porta, foi realizada a saudação à cruz e a entrada solene de todo o povo na Igreja-Mãe da Diocese.
Com a entrada do povo de Deus na Catedral, a celebração seguiu o rito da Santa Missa da festa da Sagrada Família, que foi presidida por Dom José Gislon. O bispo emérito, Dom Alessandro Ruffinoni e um grande número de padres do clero secular e do clero religioso concelebraram a Eucaristia.
Durante a homilia, Dom José Gislon falou da importância do Ano Santo. “O Jubileu nos oferece experiências vivas do amor de Deus, e faz nascer nos corações a certeza e a esperança da salvação de Cristo. Esse tempo particular da graça que acontece a cada 25 anos, é dedicado à esperança. Portanto, hoje está sendo aberto o Jubileu da Esperança, porque Cristo, nossa esperança, não nos engana, nem nos decepciona”.
O Jubileu concede aos fiéis a graça da indulgência plenária. Se trata de uma graça especial que concede o perdão pleno das penas temporais dos pecados já confessados, podendo ser aplicada também às almas do Purgatório. Para obter essa graça, os fiéis devem realizar uma peregrinação à Roma e às Portas Santas ou outros lugares sagrados determinados pelo bispo diocesano.
Na Diocese de Caxias do Sul, Dom José Gislon, determinou sete igrejas como locais de peregrinação para os fiéis. Elas estão localizadas nas sete Regiões de Pastoral da Diocese, permitindo que o povo de Deus possa peregrinar.
Os locais de peregrinação
1 – Catedral Diocesana de Caxias do Sul
2 – Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha
3 – Santuário Diocesano de Santo Antônio, em Bento Gonçalves
4 – Igreja Matriz São João Batista e Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Nova Prata
5 – Igreja Matriz da Paróquia São João Batista, de Dalto Filho, município de Imigrante
6 – Igreja Matriz da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Antônio Prado
7 – Igreja Matriz da Paróquia São Francisco de Paula, em São Francisco de Paula
Cada uma dessas igrejas estará identificada com um banner e uma vela do Jubileu, sinal visível de Cristo, luz do mundo, esperança nossa.