Obras em pontos críticos vão exigir R$ 215 milhões adicionais
O Fórum de Competitividade reuniu lideranças políticas, empresariais e acadêmicas nesta quinta-feira, 28, na CIC de Caxias do Sul, para discutir os desafios da reconstrução do Rio Grande do Sul após as enchentes e estratégias para o desenvolvimento regional. Na abertura, o prefeito Adiló Didomenico anunciou que, em setembro, deve assinar contrato de 40 milhões de dólares com a CAF para o Programa ProDigital, voltado à transformação digital de Caxias dentro do conceito de cidade inteligente.
O evento contou com três painéis temáticos, abordando reconstrução do Estado, competitividade e parcerias público-privadas, além de estratégias de desenvolvimento, infraestrutura e logística. Entre os participantes, estiveram o secretário da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi, o presidente da Randoncorp, Daniel Randon, o empresário Clovis Tramontina, o secretário estadual Ernani Polo e o reitor da UCS, Gelson Rech.
No encerramento, o governador Eduardo Leite destacou investimentos em logística, educação e segurança como pilares para fortalecer a competitividade gaúcha. Ele também anunciou ajustes no cronograma das duplicações rodoviárias da Serra por conta de obras de resiliência em pontos críticos, avaliadas em R$ 215 milhões. Leite ressaltou ainda o papel do Fundo da Reconstrução, que deve financiar obras sem repasse de custos ao usuário, além do avanço do projeto do Aeroporto de Vila Oliva.
Créditos: Luís Carlos Muller