Anúncio ocorreu nesta sexta-feira
O governador Eduardo Leite anunciou, na manhã desta sexta-feira, 25, um programa emergencial de crédito no valor de R$ 100 milhões para socorrer exportadores gaúchos impactados pela nova tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros. A medida, que entra em vigor na virada do mês, foi oficializada durante reunião com entidades empresariais no Palácio Piratini, em Porto Alegre.
A linha de financiamento será viabilizada por meio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (Brde) e se destina a empresas de qualquer porte que tenham exportado para o mercado norte-americano no ano passado ou no primeiro semestre de 2025. O foco será garantir capital de giro com juros reduzidos.
“Estamos articulando tudo o que está ao nosso alcance para apoiar as empresas gaúchas, especialmente as que serão mais afetadas pelas tarifas anunciadas pelos Estados Unidos. O programa via Brde reforça nosso compromisso com a indústria e com o desenvolvimento do Rio Grande do Sul”, afirmou o governador.
Os recursos estarão disponíveis a partir de segunda-feira, 4 de agosto. A taxa de juros será de Ipca + 4% ao ano, com custo final entre 8% e 9%, viabilizado pelo subsídio do Fundo Impulsiona Sul. O prazo para pagamento será de até 60 meses, com possibilidade de 12 meses de carência.