Parcelamento pode ser feito em até seis vezes
A cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (Iptu) poderá ser paga até a próxima terça-feira, 20, com até 18% de desconto caso o contribuinte não tenha débitos com o município registrado até o dia 31 de dezembro de 2024. Em caso de débitos, o desconto será de 10%.
Pelo quinto ano consecutivo, não há aumento do imposto, sendo repassado apenas a correção de 4,87%, referente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O pagamento ainda poderá ser feito via Pix, por QRCode que estará impresso no carnê.
Se optar pelo parcelamento, o morador poderá pagar o seu carnê em até seis vezes, com o primeiro vencimento em 20 de maio. As demais parcelas terão vencimentos nos dias 23/06; 21/07; 20/08; 22/09 e 20/10
Conforme o Secretário Municipal de Finanças, Plínio Balbinot, o percentual do reajuste representa a inflação medida nos últimos 12 meses. “Nós estamos repassando apenas a inflação do período, sem aumento real na taxa do imposto. E em 2025 seguimos sem aumentar o imposto para o morador além de manter algumas facilidades, como o desconto da cota única e a possibilidade do pagamento na modalidade Pix, um meio prático e ágil. Além disso prorrogamos o vencimento para maio, pois sabemos que no começo do ano as famílias possuem várias despesas extras”, disse.
O carnê do Iptu já contempla a taxa da coleta de lixo, que teve a mesma correção do Ipca.