Recurso vem de verba parlamentar da deputada Denise Pessôa
A instalação do Centro de Referência e Atendimento à Pessoa Idosa em Caxias do Sul, liderada pelo vereador Rafael Bueno, ganhou um reforço de R$ 300 mil, através de uma verba parlamentar da deputada federal Denise Pessôa. Bueno participou de uma reunião na manhã desta sexta-feira, 5, com o Conselho Municipal do Idoso, e salientou que essa emenda vai alavancar projeto que será instalado junto ao Hospital Virvi Ramos. Por mais de uma hora, o vereador, representantes das áreas e conselheiros debateram e começaram a encaminhar as primeiras ações para que o centro se torne uma realidade em breve.
Recentemente, Bueno e uma comitiva visitaram uma experiência semelhante em Santa Maria, um ambulatório que presta atendimento de saúde exclusivo à pessoa idosa. “A ideia é de que o local promova um serviço intermediário, não um plantão de pronto-atendimento nem um hospital para demandas de média e alta complexidades. Assim, cuidará de idosos que precisam de atendimento para saúde auditiva, visual, socioassistencial ou psicológico, por exemplo, serviços já existentes no Virvi Ramos”, comentou o vereador.
A escolha do Virvi Ramos, de acordo com Rafael Bueno, ocorreu porque o hospital já conta com a estrutura necessária. Mas existe a preocupação com a continuidade do serviço, por isso, o tema vem sendo muito debatido entre as partes envolvidas. Em Caxias do Sul, hoje vivem 35.834 idosos homens e 47.380 mulheres, totalizando 83.214 pessoas.