Caso aconteceu no município de Cidreira, litoral norte do estado
Uma idosa identificada como Clotilde Rieck, de 78 anos, acordou após ser dada como morta por uma médica em um posto de saúde. O caso aconteceu na cidade de Cidreira, litoral norte do estado, no dia 31 de dezembro, e gerou repercussão nas redes sociais.
Segundo familiares, Clotilde teve o óbito confirmado após sofrer duas paradas cardíacas. O funcionário da funerária foi quem percebeu que a paciente estava viva, momentos antes de levar o corpo ao necrotério. A família, bastante abalada, já havia comprado o caixão e organizada os últimos detalhes para o velório. No mesmo dia, a idosa foi transferida para a Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre, onde se encontra internada até o momento.
Em nota, o prefeito Elimar Pacheco afirma que o caso está sendo investigado e que a médica responsável pela paciente foi afastada.
Confira a nota na íntegra
A cerca do episódio do possível erro médico ocorrido no Posto de Saúde Eva Dias de Melo em Cidreira, esclareço que no dia do acontecido não estava no Município, sendo informado através das redes sociais. No mesmo instante, contatei a diretora do Posto 24h para me inteirar dos fatos e determinei que fosse prestada toda assistência à paciente e seus familiares e que a médica fosse dispensada do seu plantão imediatamente. Salientamos que a Administração Municipal, através da Secretária Municipal de Saúde, está apurando o ocorrido, bem como a responsabilidade da médica que atestou o óbito da paciente. Foi registrado também um boletim de ocorrência na Delegacia da Polícia Civil de Cidreira e exigido para que a empresa contratada afaste a profissional dos serviços prestados em nosso município.
Prefeito Elimar Pacheco