Instituição utiliza somente fontes renováveis, entre outras ações de economia e eficiência
O Hospital São Carlos de Farroupilha, conquistou o selo Perfil Energia + Limpa, concedido pela empresa Perfil Energia, em reconhecimento ao uso exclusivo de energia elétrica proveniente de fontes renováveis. Desde 2020, a instituição mantém placas fotovoltaicas instaladas no telhado, que já geraram 430 megawatts e evitaram a emissão de 422 toneladas de CO₂ na atmosfera — o equivalente à preservação de 23 mil árvores. Somente entre junho e dezembro de 2024, o hospital deixou de emitir 33,8 toneladas de CO₂ ao optar por energias limpas, volume comparável a 162 mil quilômetros percorridos por um carro a gasolina — quatro voltas ao redor da Terra. Além disso, toda a energia comprada é proveniente de fontes renováveis, sem utilização de termelétricas movidas a carvão.
A superintendente geral da instituição, Janete Toigo D’Agostini, ressalta que as ações reforçam o compromisso ambiental aliado ao cuidado com a saúde. “São atitudes como essas que nos colocam como uma instituição ambientalmente responsável e comprometida com a vida do paciente em todos os sentidos”, destaca. Outras medidas também contribuem para o uso consciente de recursos, como a captação de água da chuva, que abastece o descongelamento do tanque de oxigênio e a limpeza de áreas externas — de janeiro a junho, foram coletados quase 60 mil litros.
Na lavanderia, três secadoras funcionam com gás natural desde 2020, substituindo o consumo de energia elétrica. Em 2023, o hospital ainda instalou um gerador de água quente para otimizar o processo de lavagem de roupas, reduzindo o uso de água. De acordo com o engenheiro responsável, Celso Ubert Junior, o consumo médio mensal de energia do hospital é de 70 MW, mas vem diminuindo mesmo com a crescente demanda. Isso é resultado de investimentos em eficiência energética, como a troca de equipamentos por versões mais eficientes, modernização da infraestrutura elétrica, implantação de iluminação em LED e redução de perdas energéticas.