Santuário terá estátua de cinco metros e rituais de “demonolatria”
Uma instituição chamada “Nova Ordem de Lúcifer na Terra” vai inaugurar no dia 13 de agosto o maior santuário dedicado a Lúcifer do Brasil. O templo estará localizado em Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre.
Conforme o jornal Correio Braziliense, o espaço contará com uma estátua de cinco metros do anjo caído e receberá rituais de “demonolatria”, o culto voltado para alta magia negra. “Lúcifer, na nossa visão, representa a luz do autoconhecimento. Não existe a ‘queda de Lúcifer’. Na verdade, temos uma interpretação diferente sobre as energias que equilibram o Universo”, explica Lukas de Bará da Rua, um dos fundadores da organização, em entrevista ao jornal.
Para os praticantes da crença, não existe um único Deus e a Bíblia não é seguida. “Não existe a necessidade de um livro escrito. Existe a tradição e o conhecimento. Mas estamos concluindo a ‘Bíblia do Diabo Segundo a Corrente 72’, que deverá ser publicada em breve”, complementa Tata Hélio de Astaroth, também fundador da ordem.
A sede da organização terá cinco hectares e um amplo espaço para contato com a natureza. Segundo Lukas, o objetivo da ordem é promover evolução “pessoal e espiritual” para os participantes, bem como desmistificar a imagem “dos poderosos deuses, entre eles Lúcifer”.
De acordo com o portal Porto Alegre 24h, a notícia da construção do templo dividiu opiniões na cidade. Enquanto alguns defendem o direito à liberdade religiosa e elogiam a iniciativa de construir um espaço dedicado a uma crença menos convencional, outros manifestam preocupação e repulsa, associando a figura de Lúcifer ao mal e ao diabo.
A polêmica se intensificou após surgirem rumores de que a construção do santuário teria sido financiada com recursos públicos. No entanto, tanto a ordem quanto a prefeitura de Gravataí negam a informação.