Cerimônia reuniu cavalarianos de todo o Estado e marcou o início dos Festejos Farroupilhas 2025
Em um momento histórico, Caxias do Sul sediou neste sábado, 16, a cerimônia de geração e distribuição da Chama Crioula, símbolo que marca o início dos Festejos Farroupilhas 2025. O ato, realizado no Parque de Eventos da Festa da Uva, contou com a presença do governador Eduardo Leite, além de autoridades municipais, tradicionalistas e centenas de cavalarianos vindos de diversas regiões do Rio Grande do Sul.
O evento foi promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Sedac). A geração da chama ocorreu na sexta-feira, 15, em ato solene seguido de apresentações culturais.
Durante a solenidade, o governador destacou o papel do tradicionalismo como uma das principais estratégias de fortalecimento do turismo no Estado. Já o patrono dos Festejos Farroupilhas de 2025, Mário Barbosa de Matos, ressaltou os valores da identidade gaúcha, destacando que a corrupção não representa a maioria do povo do Rio Grande do Sul.
Após a distribuição da chama, uma cavalgada percorreu as ruas de Caxias do Sul, marcando a integração entre tradição, cultura e comunidade.