O espaço, localizado junto ao estande da Administração Municipal, tem como objetivo divulgar as ações de enfrentamento à violência contra a mulher
Em uma iniciativa inédita, a Prefeitura de Farroupilha, através do Gabinete da Primeira-Dama, e o Poder Judiciário, estão levando a rede de proteção às mulheres para dentro da 25ª edição da Fenakiwi. O espaço, localizado junto ao estande da Administração Municipal, tem como objetivo divulgar as ações de enfrentamento à violência contra a mulher e ao feminicídio realizadas no município.
A iniciativa surgiu a partir de um pedido do Juiz de Direito da Comarca de Farroupilha, Dr. Enzo Carlo de Gesu, e foi prontamente atendida pelo prefeito Jonas Tomazini. O local será um ponto de informação, acolhimento e conscientização para os visitantes da feira.
Dr. Enzo é idealizador e coordenador do projeto Ressignificar, um grupo reflexivo que atua com homens autores de violência, buscando prevenir a reincidência e promover a mudança de comportamento. O projeto integra a rede de apoio ao lado da Coordenadoria da Mulher, órgão vinculado à Prefeitura que atua na promoção de políticas públicas voltadas às mulheres.
A ação também conta com a participação de diversas entidades e instituições que compõem a rede de proteção no município, como a Patrulha Maria da Penha, da Brigada Militar; a Sala das Margaridas, da Polícia Civil; o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; e a Comissão dos Direitos da Mulher, da OAB Subseção Farroupilha.
Segundo a primeira-dama do município, Juliane Lazzari Tomazini, a presença da rede na 25ª Fenakiwi é uma oportunidade importante de sensibilização e informação. “As pessoas que passarem pela 25ª edição da Fenakiwi poderão se informar sobre os tipos de violência contra a mulher e conhecer um pouco mais sobre a rede de proteção que temos em Farroupilha”, destacou.
Durante a feira, integrantes da rede de apoio estarão no estande da Prefeitura apresentando os serviços, orientando o público e reforçando o compromisso de Farroupilha com a segurança, dignidade e direitos das mulheres.