Maior goleador da história do Campeonato Brasileiro, Dinamite lutava contra um câncer no intestino
Morreu na manhã deste domingo, 8, Roberto Dinamite, o maior ídolo da história do Vasco da Gama e um dos maiores artilheiros do futebol brasileiro. O craque lutava contra um câncer de intestino descoberto em 2021. Ele teve uma piora no quadro e foi internado no sábado, 7, em um hospital do Rio de Janeiro.
Carlos Roberto Gama de Oliveira nasceu em 13 de abril de 1954, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Ganhou o apelido do Jornal dos Sports em 1971, após marcar seu primeiro gol em uma partida contra o Internacional: “Garoto-dinamite explodiu”. Ele tinha 17 anos.
De habilidade ímpar e faro incontestável para balançar as redes, Dinamite foi um dos atacantes mais letais da história do futebol brasileiro e um jogador eterno na memória do torcedor vascaíno. É o maior artilheiro da história do time, com 702 gols anotados, jogador que mais vezes vestiu a camisa do time, 1.110 vezes. Ele foi peça essencial na conquista do Campeonato Brasileiro de 1974. Também foi protagonista na conquista de cinco campeonatos cariocas.
Dinamite também é o maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro, com 190 gols anotados em 328 jogos, entre 1971 e 1992. Teve breve passagens pelo Barcelona da Espanha e pela Portuguesa. Pela Seleção Brasileira, foi titular na Copa do Mundo de 1978 e reserva em 1982. Foi presidente do Vasco entre 2008 e 2013, onde conviveu com dois rebaixamentos para a Série B, mas também com a conquista da Copa do Brasil em 2011 e o vice-campeonato brasileiro no mesmo ano.
Ainda não há informação sobre o velório.