Há possibilidade de temporais isolados nesta quarta e quinta-feira
A frente fria que avança pelo Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, 16, será acompanhada por uma área de baixa pressão que provocará vento moderado, com rajadas em alguns momentos, especialmente com o ingresso do ar mais frio. O fenômeno trará não apenas a queda na temperatura, mas também sensação térmica baixa em diversas regiões.
De acordo com a MetSul Meteorologia, a frente não é intensa, mas deve causar chuva com baixos volumes em grande parte do Estado, sem repetir o cenário de junho, quando sistemas mais robustos provocaram cheias em rios. Os acumulados de precipitação devem ficar entre 20 mm e 30 mm na maioria dos municípios, com tendência de maiores volumes nas regiões Oeste, Centro e Sul.
Na sexta-feira, 18, o tempo firme predomina na maior parte do território gaúcho. No entanto, a baixa pressão na costa ainda poderá provocar chuva isolada na Metade Leste, alternando com períodos de sol.
Mesmo com a baixa intensidade do sistema, a presença de ar quente à frente da frente fria pode favorecer a formação de nuvens de grande desenvolvimento vertical, o que não descarta a ocorrência localizada de temporais.