Novo padrão atmosférico trará volumes elevados de precipitação para o Sul do Brasil, com acumulados acima de 100 milímetros em algumas regiões
O tempo instável deve marcar o fim de julho e o começo de agosto no Rio Grande do Sul. Segundo a MetSul Meteorologia, um novo padrão atmosférico favorecerá a ocorrência de chuva mais frequente e com volumes significativos em grande parte do Sul do Brasil. Os acumulados devem variar entre 50 e 100 milímetros, podendo ultrapassar os 100 milímetros em pontos isolados, especialmente no território gaúcho.
A instabilidade retorna já no fim de semana. No sábado, 26, chove ao longo do dia em quase todo o Rio Grande do Sul, com precipitações mais isoladas em Santa Catarina e no Sul do Paraná. Já no domingo, 27, a chuva se intensifica e atinge grande parte da Região Sul, com volumes elevados novamente concentrados em áreas do estado gaúcho.
A tendência de tempo instável segue no início da próxima semana. Na segunda-feira, 28, a chuva cobre praticamente todo o Sul do país, além de atingir vários pontos do Mato Grosso do Sul e do estado de São Paulo. No Rio Grande do Sul, os maiores acumulados são esperados para a Metade Leste. Na terça-feira, 29, a instabilidade continua, com precipitações mais irregulares na Região Sul e pancadas de chuva em áreas do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro.
A MetSul alerta que o cenário exige atenção de autoridades e da população, principalmente em regiões com histórico de alagamentos e solo já encharcado.