Mais de 360 cães aguardam por novos lares no Canil Municipal
A Prefeitura de Farroupilha publicou na segunda-feira, 7, uma nova Ordem de Serviço que simplifica o processo de adoção de animais no Canil Municipal. A medida busca facilitar o acesso da comunidade, oferecendo mais agilidade a quem deseja adotar um dos mais de 360 cães acolhidos pela estrutura pública.
Pela nova regra, basta preencher um formulário com informações básicas e assinar um termo de responsabilidade, comprometendo-se com o bem-estar do animal. A mudança atende a uma demanda apresentada em reunião recente entre o Observatório Social e a administração municipal, que já trabalhava para otimizar o processo e reduzir custos de manutenção do canil, que incluem alimentação, cuidados veterinários, medicação, castrações e obras.
Para reforçar o incentivo à adoção consciente, a prefeitura promoverá no dia 9 de agosto, das 8h30 às 12h, na Praça da Bandeira, a primeira edição da Campanha Me AUdote. Desde 2024, o canil já realizou 233 adoções, mas o abandono ainda é um desafio. Por isso, ações de educação em escolas também serão intensificadas para estimular a guarda responsável desde a infância.