No próximo sábado, será realizada festa ao lado de familiares e amigos
Nesta quarta-feira, 28, o senhor Wilibaldo Diettrich, o Vili, completa 100 anos de vida. A confraternização será no sábado, dia 31, com seus filhos Daniel e Maria, seis netos, seis bisnetos, amigos e familiares.
A família enviou à Spaço FM um pouco da história do aniversariante. Wilibaldo nasceu no dia 28 de janeiro de 1926, na localidade de Linha Bohemia, em Farroupilha, filho do austríaco Sigmund Diettrich e da italiana Maria Zanella.
Naquele momento da história, onde o mundo ainda vivia os efeitos da Gripe Espanhola de 1918, iniciou a árdua vida no interior. Tinha oito anos quando Farroupilha se emancipou (1934); tinha 13 quando começou a Segunda Guerra Mundial (1939); viveu o período de perseguição e proibição de falar italiano e alemão nas escolas. “Enfim, muitas histórias contadas regadas a pinhão e vinho”, comenta Daniel Dietrich.
Wilibaldo trabalhou como torneiro mecânico na antiga Metalúrgica Bartele e também como motorista, mas ainda jovem voltou ao interior para cuidar de seus pais.
Participou da construção da capela da comunidade em honra a Nossa Senhora Auxiliadora e liderou a construção do salão da Igreja da comunidade de Linha Bohemia, onde foi o fabriqueiro por mais de 25 anos.
Teve três filhos. Hoje, trabalha diariamente cuidando do seu parreiral, ao lado da esposa, dona Rosa Somacal, de 90 anos.
“Rezar o terço e assistir as missas diariamente nunca falha, pois a Fé em Deus é o que tem de mais importante e o que está em primeiro lugar em sua vida”, completa Daniel.
Wilibaldo também foi homenageado em dezembro pela prefeitura, por ter idade superior ao do município. Ele não pode comparecer na cerimônia, mas fez questão de agradecer e registrar o certificado recebido.

