Casa de saúde alerta que não pede para familiares comprarem medicamentos
Elenice Andrade, irmã de Darlan Lago Andrade, o “Kiko Motoboy”, internado na UTI do Hospital São Carlos após acidente, alerta que sofreu uma tentativa de golpe. No seu WhatsApp, ela recebeu mensagem de um suposto médico informando a necessidade de comprar medicamentos que estariam em falta no hospital. Ao saber que seria necessário realizar pagamento, Elenice descobriu que era fraude. “As vezes você está ali vulnerável, tu quer que teu familiar saia logo, tu acaba fazendo o que eu quase fiz. Eu quase caí. Só não caí a partir do momento em que ele pediu que fizesse transferência para uma pessoa específica. Então me dei conta que era golpe”, destaca. Ela foi orientada pelo hospital a registrar a ocorrência na Polícia Civil. Confira abaixo a mensagem enviada:


Procurada pela reportagem da Spaço FM, a superintendente do Hospital São Carlos, Janete Toigo, reforça o alerta: o hospital não pede para familiar comprar medicamentos para os pacientes. “Não existe isso, não tem ‘comprar medicação’, não tem ‘fazer exames diferenciados’. O paciente que está internado pelo SUS, tudo o que ele precisa aqui dentro, nós providenciamos”, ressalta. O nome do suposto médico utilizado pelos golpistas não existe no quadro do hospital. O código de área do telefone utilizado para contatar Elenice é 67, do Mato Grosso do Sul.
Janete também salienta que, para a segurança de pacientes e familiares, e em respeito a Lei Geral de Proteção de Dados, a casa de saúde não passa informações sobre pessoas internadas através de telefone. Ela reforça ainda a importância de registrar Boletim de Ocorrência em tentativas de golpe, para que a polícia possa investigar.