Resultados foram divulgados pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes
O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, em inglês) divulgou nesta terça-feira, 5, os resultados obtidos nas avaliações realizadas sobre os conhecimentos dos estudantes do ensino fundamental em matemática, leitura e ciências. A avaliação internacional é aplicada a cada três anos, e a prova mais recente deveria ter sido aplicada em 2021, mas foi adiada para 2022 por causa da covid-19. Ela é, inclusive, o primeiro estudo em larga escala feito após o período de fechamento das escolas na pandemia.
Apesar de todas as dificuldades trazidas pela pandemia (obstáculos no ensino remoto e fechamento das escolas por um período prolongado), os resultados gerais do Brasil variaram pouco em relação à edição anterior do Pisa, de 2018. Em matemática, as médias caíram apenas 5 pontos: de 384 para 379. Em leitura, a queda foi de 2,5 pontos; e em ciências, de 0,6.
Segundo o levantamento internacional, no Brasil, 73% dos estudantes não conseguem converter moedas ou comparar distâncias. Na média de 81 países avaliados o índice é de 31%.
Isso significa que esses adolescentes não conseguem fazer operações simples, como converter moedas, dizer por exemplo, quantos reais equivalem a 2 dólares, sabendo que 1 dólar = R$ 4,93, e comparar as distâncias percorridas por um carro em dois caminhos diferentes.