Chesini era vice de Carniel na chapa que aguarda julgamento no TSE
O programa Fim de Expediente da Spaço FM recebeu nesta segunda-feira, 4, o prefeito eleito de Garibaldi, Sérgio Chesini e seu vice Valério Mayer, que venceram a eleição suplementar no último domingo. Chesini confirmou que tem expectativa pela absolvição de Alex Carniel, o prefeito eleito em 2020, que foi cassado por decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Chesini foi o vice de Carniel na chapa que acabou cassada em novembro de 2021. A primeira acusação tratava do uso de um rastreador no automóvel do então prefeito de Garibaldi, Antônio Cetollin durante a eleição de 2020. Porém, segundo o prefeito eleito, o processo que resultou no afastamento da chapa considerou abuso de poder econômico o uso de uma caminhonete Chevrolet Spin não declarada nas contas da campanha. “É isso que estamos recorrendo em Brasília, porque não está demonstrado o abuso de poder econômico no processo”, afirma.
Conforme o novo prefeito, Carniel foi absolvido na primeira instância, em Garibaldi, pelo juiz e pelo promotor público. Na segunda instância, no TRE, o resultado foi de 4 x 3 pela cassação. “Mas o voto do relator foi um voto importantíssimo, muito bem fundamentado, isentando de crime, porque não há crime ou conduta punível o suficiente para que tivesse mudado o destino da eleição de Garibaldi”, explica.
Agora, a expectativa é reverter o processo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. Conforme o novo prefeito, o vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gustavo Gonet Branco, já se posicionou na mesma linha do relator do TRE, julgando improcedente a cassação de Carniel. “Se o relator do TSE, ministro Carlos Horbach, votar baseado no parecer do vice-procurador-geral, a chance de o Alex retornar e eu como vice dele é muito grande”, anuncia. Isso deverá ocorrer até junho, conforme os assessores jurídicos do prefeito.
Chesini e Mayer devem ser diplomados pela Justiça Eleitoral até o dia 18 deste mês de abril. Depois, a Câmara de Vereadores deve realizar a sessão de posse. Se a decisão do TSE for favorável para Alex Carniel, ele reassume a prefeitura com Chesini como seu vice e a eleição do último domingo torna-se “sem efeito”.