Novos casos foram registrados nos últimos dias
A Prefeitura de Farroupilha, por meio de suas secretarias e setores, alerta as empresas do município sobre a circulação de e-mails fraudulentos utilizando indevidamente o nome da Administração Municipal. Nos últimos dias, foram registrados relatos de empresas que receberam mensagens eletrônicas com o título de uma suposta “notificação de irregularidade no alvará de funcionamento”. Os e-mails alegam basear-se em uma “denúncia anônima recebida pelo Departamento de Licenciamento Urbano e Obras da Prefeitura” — um setor que não existe na estrutura da prefeitura.
O conteúdo destas mensagens estipula um prazo para regularização e inclui um link suspeito, identificado como “REQUERIMENTOS”. Este link não deve ser acessado, pois pode conter vírus ou programas maliciosos. As mensagens falsas têm sido assinadas por supostos servidores públicos, com nomes como “José Carlos” ou “Bruno de Souza Oliveira S. Martins”, este último apresentado como Diretor de um departamento inexistente.
O secretário de Gestão e Governo, Thiago Galvan, esclarece que toda e qualquer notificação oficial da prefeitura é enviada exclusivamente com número de protocolo do Processo SEI (Sistema Eletrônico de Informações). Além disso, todos os e-mails legítimos utilizam o domínio oficial farroupilha.rs.gov.br. A administração reforça que qualquer dúvida ou suspeita deve ser comunicada aos canais oficiais do município.