Fala do governador resultou em críticas nas redes sociais
O governador Eduardo Leite publicou um vídeo em suas redes sociais nesta quarta-feira, 15, pedindo desculpas após declarar que o “reerguimento do comércio” no estado poderia ser dificultado pelas doações feitas pelos brasileiros para ajudar a população gaúcha. A fala aconteceu durante uma entrevista à BandNews. Leite agradeceu as doações para o povo gaúcho, mas disse que “há um receio” sobre o “impacto que isso terá no comércio local”, devido a “um volume tão grande de doações físicas chegando ao estado”.
“Porque, na verdade, quando você tem um número tão grande de doações físicas chegando ao estado, há um receio, pelo que já observamos em outras situações, sobre o impacto que isso terá no comércio local. Você tem uma cidade que foi impactada, um comércio que foi impactado, e o reerguimento desse comércio fica dificultado na medida em que você tem uma série de itens que estão vindo também de outros lugares do país”, declarou o governador. Confira a manifestação:
A manifestação gerou uma onda de críticas nas redes sociais. Horas depois, Leite pediu desculpas pela sua fala. Ele afirmou que foi um “mal-entendido”. “Em nenhum momento eu tive a menor intenção de inibir ou desprezar as inúmeras doações que o Brasil e o mundo estão fazendo para ajudar o nosso Rio Grande do Sul nessa reconstrução”, explicou em um vídeo publicado no perfil do Instagram. Confira abaixo: