Imunizantes das marcas Pfizer, AstraZeneca e Coronavac pode ser feitas em quatro postos de saúde
A aplicação das doses de reforço da vacina Janssen será realizada a partir de segunda-feira, 27, somente no Centro de Especialidades de Saúde (CES), no bairro Centenário, em Farroupilha. A centralização do local de aplicação para este imunizante em específico é necessária para o melhor aproveitamento dos frascos, uma vez que o quantitativo de doses recebido pelo município é somente para poder completar o esquema vacinal de quem já havia recebido esta vacina.
Para receber o imunizante será necessário fazer o agendamento prévio, através dos telefones (54) 3268-5332 ou 3261-1094. Todas as pessoas que receberam a dose única da Janssen no município já estão aptas a receberem a dose de reforço, uma vez que o prazo mínimo de dois meses, conforme orientado pelo Ministério da Saúde, já foi atingido.
A unidade do Centro de Especialidades de Saúde fica na Rua Ulderico C. Lodi, número 255, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h à 17h. Para ser imunizado é preciso apresentar a carteirinha de vacinação, um documento com foto e CPF.
Vacinação em quatro postos de saúde – Pfizer, Coronavac e AstraZeneca
A aplicação de primeiras doses, segundas doses (Pfizer, Coronavac e AstraZeneca) e doses de reforço estão sendo aplicadas diretamente em quatro postos de saúde do município: Central, América, Primeiro de Maio e São José, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h à 17h.
Foi reduzido para quatro meses o intervalo entre a aplicação da segunda dose e a dose de reforço contra a covid-19 para todas pessoas a partir de 18 anos. O intervalo de aplicação entre a segunda dose e a dose de reforço para gestantes e puérperas permanece de cinco meses. Imunossuprimidos a partir de 18 anos devem fazer a dose de reforço no prazo mínimo de quatro meses após aplicação da dose adicional. A dose de reforço é a Pfizer para todos, independentemente da vacina recebida anteriormente.
Funcionamento das UBSs no final de ano
Nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro, as unidades de saúde do município não estarão funcionando, assim não havendo imunização contra a covid-19 nestes dias.