Secretaria da Saúde promove ação de conscientização na Praça da Matriz
A Secretaria de Saúde e a Associação Pró Saúde realizam nesta sexta-feira, 25, uma ação especial em alusão do Dia Nacional de Combate a Sífilis, lembrado no dia 19 outubro. Entre 8h30 e 16h, as equipes de saúde estarão na Praça da Matriz realizando diversas atividades relacionadas a data.
Em Farroupilha, no ano de 2023, foram registrados cerca de 700 nascimentos, onde 50 gestantes e cinco bebês apresentaram a doença. Já em 2024, nos primeiros seis meses do ano, há o registro de 23 gestantes e três crianças com sífilis congênita.
Diante desse cenário, a ação especial em alusão do Dia Nacional de Combate a Sífilis será feita com orientação à comunidade sobre a importância da prevenção da doença, realização de testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), distribuição de materiais informativos, entre outros. A ação é gratuita e aberta para toda a comunidade
A transmissão da sífilis se dá principalmente por relações sexuais, assim como por transfusão de sangue ou contato direto com sangue contaminado, ou ainda, no caso da sífilis congênita, por via vertical da gestante para o filho. Essa última é uma das formas mais graves, pois pode causar má formação no feto. Os efeitos incluem alterações ósseas, surdez neurológica, dificuldades no aprendizado e retardo mental.
A proposta visa aumentar a conscientização da população para uma doença de fácil identificação e tratamento, mas que continua produzindo muitas vítimas, principalmente entre recém-nascidos.
A sífilis congênita persiste no Brasil com uma taxa de 4,7 casos por mil nascidos vivos. Já no caso da sífilis em gestantes, a taxa chega a 7,4 casos para cada mil nascidos vivos, segundo dados do Ministério da Saúde.