Participantes percorreram 6,4 km em menos de três minutos, com velocidade média de 128 km/h em trecho com limite de 50 km/h
A Polícia Civil de Farroupilha concluiu o inquérito sobre o racha ocorrido em 5 de abril de 2025, no km 50 da ERS-122, entre São Vendelino e Farroupilha. A operação, deflagrada em 16 de abril após denúncias de direção perigosa, resultou no indiciamento de 10 motociclistas pelo crime do art. 308 do Código de Trânsito Brasileiro, cuja pena máxima é de 3 anos de detenção e a suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.
As apurações contaram com apoio da Polícia Rodoviária Estadual e utilizaram imagens da concessionária Caminhos da Serra Gaúcha. O material revelou que os participantes percorreram 6,4 km em menos de três minutos, atingindo velocidade média de 128 km/h em trecho com limite de 50 km/h.
Vídeos divulgados em redes sociais também mostraram manobras arriscadas, como ultrapassagens proibidas, mudanças bruscas de faixa e invasões da contramão. Um dos motociclistas, apontado como responsável por publicar as imagens, teve a moto apreendida por ordem judicial e a CNH suspensa. Outro investigado foi retirado do processo após ser comprovado que não participou da disputa.
A operação refletiu diretamente nos índices de segurança viária: até a data da ação haviam sido registradas seis mortes em acidentes com motociclistas na região. Desde então, apenas uma vítima foi contabilizada, o que representa redução de 83%. A Polícia Rodoviária Estadual informou ainda que não houve novos registros de rachas após a ofensiva.
O inquérito foi encaminhado ao Judiciário. A Polícia Civil reforça que denúncias anônimas podem ser feitas pelo WhatsApp (54) 99940-0532.