Beneficiários terão 45 dias para iniciar o processo de habilitação em um CFC credenciado
O Departamento Estadual de Trânsito (DetranRS) divulgou nesta segunda-feira, 21, a lista com os primeiros três mil contemplados no programa CNH Social. A iniciativa, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, custeará integralmente o processo da primeira habilitação para gaúchos de baixa renda. O sorteio foi realizado na quinta-feira, 17, na sede da Procergs, em Porto Alegre. Ao todo, foram sorteadas seis mil pessoas: três mil para vagas imediatas e outras três mil para cadastro reserva. A lista completa também será publicada no Diário Oficial do Estado na terça-feira, 22.
Os bilhetes foram gerados a partir de números da Loteria Federal. Em seguida, o DetranRS conferiu os dados dos candidatos na Base Nacional de Condutores (Senatran), excluindo pessoas com habilitação em aberto, envolvidas em processos de suspensão ou cassação da CNH, ou com condenações por crimes de trânsito. Os selecionados terão 45 dias para comparecer ao Centro de Formação de Condutores (CFC) de sua escolha e iniciar o processo. O programa oferece três opções de serviço:
- Primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro);
- Adição de nova categoria;
- Mudança para categorias C, D ou E.
Após dar início ao processo, o candidato terá um ano para concluir todas as etapas. Caso reprove em exames médico, psicotécnico, teórico ou prático, poderá refazer o teste uma vez sem custo adicional.
Como consultar a lista:
A consulta pode ser feita no site do DetranRS (Clique aqui). É necessário selecionar a categoria escolhida no momento da inscrição. Os contemplados também receberão a notificação por e-mail.