Cerimônia ocorreu no Salão Júlio de Castilhos, no Palácio Farroupilha
O deputado Pepe Vargas (PT) homenageou no Grande Expediente da sessão plenária desta terça-feira, 7, três cooperativas vinícolas que completam 90 anos de existência em 2021.
As cooperativas Nova Aliança, de Caxias do Sul, Garibaldi, do município de Garibaldi, e São João, de Farroupilha, foram agraciadas momento antes numa cerimônia no Salão Júlio de Castilhos, com a Medalha da 55ª Legislatura, também por iniciativa do deputado petista.
Na tribuna, Pepe comentou sobre o surgimento das três vinícolas e ressaltou os pontos que têm em comum. Ele exaltou que os imigrantes se lançaram ao trabalho e em poucos anos a Colônia Italiana já produzia excedentes para comercializar dentro e fora do seu território, embora as dificuldades de transporte fossem um grande entrave. Entre estes produtos, a uva e o vinho logo se destacaram, e graças aos investimentos governamentais na abertura de estradas e à chegada da linha ferroviária os excedentes conseguiram atingir mercados distantes, dando impulso ao setor vitivinícola.
Segundo Pepe, com a crise econômica internacional de 1929 e a consequente queda no consumo interno e nas exportações, os agricultores da região colonial italiana precisaram de novas soluções para manter sua produção e seus negócios. E foi neste contexto que surgiram as três cooperativas vitivinícolas homenageadas.
A Cooperativa Nova Aliança, que leva o nome da antiga Cooperativa Vinícola Alliança, fundada em 4 de janeiro de 1931 em Caxias do Sul, se fundiu com outras quatro cooperativas em 2010, sendo elas a Cooperativa Vinícola São Victor, a Cooperativa Vinícola São Pedro, a Cooperativa Vinícola Linha Jacinto e a Cooperativa Vinícola Santo Antônio. A Nova Aliança conta com 700 agricultores associados e atua nas regiões da Serra Gaúcha, Serra do Sudeste e Campanha Gaúcha.
A Cooperativa Vinícola Garibaldi, por sua vez, foi fundada em 22 de janeiro de 1931. Tem 430 famílias associadas em 15 municípios da Serra.
A Cooperativa Vinícola São João foi fundada em 25 de outubro de 1931, na Vila Jansen, em Farroupilha. Conta com aproximadamente 480 famílias associadas.
Pepe ressaltou que a produção cooperada permitiu um significativo desenvolvimento da vitivinicultura da região e viabilizou ao longo dos anos a atividade econômica das pequenas propriedades rurais dos associados.
O parlamentar afirmou ainda que as três cooperativas garantem assistência técnica aos associados visando a melhoria da qualidade das uvas e investem incessantemente na melhoria da qualidade da produção de sucos, vinhos finos e espumantes. “Seus vinhos e sucos vêm recebendo a cada dia mais premiações em processos de avaliação nacionais e internacionais”, apontou.
As deputadas Luciana Genro (Psol) e Zilá Breitenbach (Psdb) e os deputados Edegar Pretto (PT), Elton Weber (PSB), Carlos Búrigo (MDB), Gerson Burmann (PDT), Sérgio Turra (PP) e Marcus Vinícius (PP) se manifestaram por meio de apartes. O senador Luís Carlos Heinze (PP) acompanhou a homenagem.