Entrega final deve ser feita até 31 de maio
A declaração do Imposto de Renda 2023 começou nesta quarta-feira, 15, às 9h, horário oficial do Brasil. Quem entregar a declaração antes, tem mais chance de receber a restituição primeiro se tudo estiver dentro da legalidade. O prazo final para a declaração vai até 31 de maio.
Entre as principais mudanças anunciadas pela Receita está a possibilidade de o contribuinte utilizar a declaração pré-preenchida já na abertura do prazo de entrega. A Receita Federal espera um aumento de até 8,8% no número de declarações entregues neste ano em relação a 2022, chegando aos 39,5 milhões de documentos. Já as restituições serão pagas em cinco lotes a partir de 31 de maio. Se este montande se confirmar até o fim do prazo, será o novo recorde. Em 2022, o fisco recebeu até o ultimo dia 36,3 milhões de documentos.
A delegada do Conselho Regional de Contabilidade de Farroupilha, Márcia Montemezzo Barbizan, durante entrevista à Spaço FM, comentou sobre o início da declaração do IR e salientou quais as mudanças em relação ao ano anterior, quem deve declarar, e também ressaltou que é possível o contribuinte destinar parte do imposto para entidades sociais do município.