Sistema inteligente integra câmeras para prevenir acidentes nas rodovias concedidas
A Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) registrou mais de quatro mil atendimentos operacionais aos usuários das rodovias sob sua administração no primeiro semestre de 2025. De janeiro a junho, foram outros 42 mil registros nos pontos de atendimento ao cliente, tanto presenciais, como por telefone ou aplicativo. Em julho, a concessionária iniciou a implementação de câmeras de monitoramento com Inteligência Artificial (IA) em sua frota para reforçar a supervisão das ocorrências nas rodovias concedidas no Vale do Caí e na Serra Gaúcha.
As ocorrências mais comuns envolveram pane mecânica (2.844 registros), pneu furado (401), pane seca (270) e pane elétrica (210), além de 193 atendimentos clínicos a usuários. Nos pontos de atendimento ao cliente, os principais serviços foram pagamentos em dinheiro (18.387), pagamentos via totem com auxílio de atendente (15.166), informações gerais (3.950) e suporte com aplicativo (2.226).
Para ampliar a segurança, a CSG instalou 81 câmeras nos veículos de trabalho. O sistema, equipado com IA, integra três câmeras por veículo e permite o monitoramento em tempo real a partir do Centro de Controle Operacional (CCO). A tecnologia atua de forma preventiva, identificando sinais de fadiga ou sonolência dos motoristas e emitindo alertas imediatos, o que contribui diretamente para a prevenção de acidentes, especialmente nos turnos da noite.
O diretor-presidente da CSG, Ricardo Peres, afirmou que as câmeras são uma ferramenta para implementar soluções de atendimento cada vez mais rápidas e seguras. “Instalamos o sistema de monitoramento pensando na segurança do nosso cliente e na integridade de quem atua diariamente nas estradas. Nosso objetivo é garantir que as boas práticas estejam sempre presentes na rotina das equipes”, destacou.
A frota de trabalho da CSG circula, em média, 130 mil quilômetros por mês para atendimentos e monitoramento do trânsito.
Simulado testa resposta a acidentes
No sábado, 5, a CSG realizou um Simulado de Atendimento a Acidente com Múltiplas Vítimas no km 136 da ERS-122, entre os municípios de Antônio Prado e Ipê. A ação faz parte do plano de gestão de riscos da empresa e visa aprimorar a resposta a situações críticas nas rodovias. O exercício simulou uma colisão envolvendo dois veículos e uma motocicleta, com 12 vítimas fictícias.
Cerca de 30 profissionais participaram da ação, que teve como foco testar os protocolos de atendimento, integrar equipes e reforçar a agilidade nas respostas de emergência. A operação contou com o apoio do Corpo de Bombeiros Voluntários de Antônio Prado, do 3º Batalhão Rodoviário da Brigada Militar (Garibaldi), do Samu de Antônio Prado e da Secretaria de Saúde de Ipê.