Cinco bairros são alvo de inspeção com método de fumacê
A Corsan iniciou nesta quinta-feira, 10, a vistoria das redes de esgoto doméstico em cinco bairros de Farroupilha para identificar ligações irregulares de água pluvial. Equipes da Companhia percorrem, nesta semana e na próxima, os bairros Cruzeiro, Santa Catarina, Nova Vicenza, Bela Vista e Lindóia, fiscalizando possíveis conexões indevidas de drenagem de chuvas à rede cloacal e descarte incorreto de resíduos.
A inspeção é realizada com o método de fumacê — uma fumaça não tóxica aplicada nas caixas de inspeção. O procedimento aponta eventuais ligações clandestinas. Caso a irregularidade seja confirmada, o morador é orientado a corrigir o problema para evitar multas e danos maiores.
De acordo com a Corsan, o sistema de esgotamento sanitário é projetado apenas para receber dejetos domésticos. O escoamento da água das chuvas diretamente na rede causa sobrecarga, mau cheiro, retorno de esgoto para os imóveis, rompimentos de tubulações e poluição ambiental. Além disso, maus hábitos como jogar lixo e óleo de cozinha na rede agravam os entupimentos.
Para o bom funcionamento do sistema, a Corsan orienta a população a não descartar lixo no vaso sanitário ou pia, manter as caixas de gordura limpas, não despejar óleo no encanamento e nunca conectar redes pluviais à rede de esgoto doméstico.