Metodologias de ensino foram apresentadas na sessão de segunda-feira
A pedido da vereadora presidente Eleonora Broilo, a Câmara recebeu na Sessão Parlamentar da última segunda-feira, 3, dois modelos de contraturnos escolares aplicados em Farroupilha. Para abordar o tema estiveram presentes a gerente de operações do Sesi, Silvana Macari Sacilotto, as representantes do Instituto Bigfer: Beatriz Alexandrini, Márcia Faé e a professora Grasiela Deicke.
Desenvolvido pelo Instituto Bigfer, o Programa Acolher é desenvolvido para jovens dos 6º e 7º anos. A metodologia busca a inserção dos jovens no mundo do trabalho, sendo realizadas atividades de reforço escolar, inglês, música, espiritualidade, culinária, esporte e robótica; estes dois últimos em parceria com o Sesi.
O modelo de contraturno escolar do Sesi de Farroupilha voltado para a tecnologia é pioneiro no RS no que tange o currículo de ações. Após um ano de atividades na nova sede municipal, o Sesi ingressou com um projeto piloto onde o trabalho abrange crianças de 6 a 15 anos de idade, fornecendo laboratórios de robótica, informática e ferramentas digitais. Atualmente o serviço atende 175 jovens e, com base nos resultados o modelo educacional voltado à tecnologia, será expandido para outros municípios, explica Silvana.
Ambos os modelos ampliam suas ações ao cuidado com a saúde física e mental das crianças. As entidades foram aplaudidas de pé pelo público presente que também assistiu uma pequena apresentação musical das crianças do Instituto Bigfer.