Expectativa é implementar uma escola em Fazenda Souza
Uma comitiva de Caxias do Sul esteve no município de Viamão nesta sexta-feira, 11, visitando a Escola Técnica Agrícola (ETA), com o objetivo de buscar informações sobre o funcionamento e a metodologia de uma ETA. O grupo, liderado pelo empresário Agenor Boff, juntamente da direção da Escola Antônio Angelino Boff e do deputado estadual Neri, o Carteiro está pleiteando junto ao governo do estado, a implementação de um curso técnico agrícola junto à escola no distrito de Fazenda Souza.
De acordo com o deputado, uma escola Técnica Agrícola trará muitos benefícios para a Serra, visto que a região é uma das maiores produtoras de hortifrutigranjeiros do Rio Grande do Sul. “Nós temos em tramitação na Assembleia Legislativa um projeto de lei reconhecendo Caxias do Sul, como a Capital Estadual do Hortifrutigranjeiro. Mas ainda temos carência de formação técnica nesta área. Este curso além de proporcionar o conhecimento aos jovens, seria uma importante ferramenta de fortalecimento da atividade agrícola e incentivo às futuras gerações aqui na Serra”, salientou.
A Escola Técnica de Agricultura de Viamão, foi fundada em 1910 e nestes 110 anos de atuação, vem formando técnicos em agropecuária que dão importante contribuição para o setor primário do Rio Grande do Sul e do Brasil. Segundo o diretor da instituição, Evandro Cardoso Marinho, este curso é referência estadual e nacional para o setor agrícola, e que poderia ocorrer o mesmo em Caxias do Sul devido ao potencial de produção. ” Aqui em Viamão, nós temos mais de 380 empresas credenciadas para fornecer estágio aos nossos alunos. Entre elas, a maior produtora de grãos do Brasil, a SLC, que vem até aqui buscar os nossos estudantes para realizar o estágio, obrigatório para o aluno se formar na escola”, destacou o diretor.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Agricultura, Caxias do Sul é o maior abastecedor da Ceasa de Porto Alegre, com 16,1% de frutas e hortaliças, e da Ceasa Serra, com 70%.
O empresário Agenor Boff, idealizador e apoiador deste curso para Caxias do Sul, salientou que a comunidade precisa estar envolvida neste processo, para que se tenha mais celeridade e força junto ao poder público. “Nós estamos com um abaixo assinado disponível na própria escola em Fazenda Souza, para que a comunidade participe desta campanha e nos ajude a dar força neste pleito pela educação, agricultura e desenvolvimento econômico regional”, justificou.
A titular da 4º Coordenadoria Regional de Educação (4º CRE), Viviani Devalle, que organizou a agenda de visitas, comentou que o curso técnico agrícola viria para agregar ao trabalho já desenvolvido na Escola Antônio Avelino Boff, sem prejudicar o desenvolvimento das atividades do ensino médio. “Este curso seria concomitante e subsequente ao plano pedagógico do Ensino Médio já aplicado na escola, que conta hoje com cerca de 270 alunos matriculados. Nós vamos desenvolver agora um plano de trabalho e verificar a viabilidade técnica junto à secretaria de Educação e governo do estado”, ressaltou.
Junto com a comitiva estiveram também a vice diretora da Escola Valquíria Risson, o Assessor Parlamentar Aldonei Machado, a professora Cristiane Dias e o subprefeito de Fazenda Souza, Roque Tomé.