Encontro terá como palestrante a promotora de Justiça, Claudia Formolo Hendler
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) de Farroupilha promove na tarde desta sexta-feira, 14, uma reunião com palestra sobre prevenção ao abuso sexual e gravidez na adolescência. De acordo com a presidente do Comdica, Letícia Picolotto, a reunião, que é aberta para a população em geral, será realizada na Escola Cnec, às 13h30, e terá como palestrante a promotora de Justiça, Dra. Claudia Formolo Hendler, a qual esclarecerá dúvidas dos presentes.
A Lei 13.798/2019 prevê a realização da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, iniciativa que teve origem em projeto de lei do Senado (PLS 13/2010). No Brasil, o índice de gravidez na adolescência é considerado alto: a taxa é de 68,4 nascimentos para cada mil adolescentes entre 15 e 19 anos, segundo o relatório da Organização Pan-Americana de Saúde (Paho). Isso representa quase 50% a mais do que a média mundial, estimada em 46.
Os números começaram a declinar na década de 2000, mas a situação ainda é preocupante: Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que mais de 400 mil adolescentes se tornam mães por ano no país. Isso significa que cerca de 18% dos brasileiros nascidos são filhos de mães adolescentes.