Casos de síndrome respiratória aguda grave foram os mais atendidos
A prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria de Saúde, vem monitorando e faz um alerta à população relacionado aos atendimentos por síndromes respiratórias que levaram o Centro de Saúde a realizar um total de 1,422 atendimentos a mais durante o mês de maio, em relação ao mês de abril.
No último mês foram 5.474 pessoas atendidas e em abril foram 4.052. A mesma situação foi percebida no Hospital Beneficente São Carlos, que saltou de 3.967 atendimentos em abril para 4.887 em maio, uma diferença de 920 atendimentos a mais.
Segundo o secretário de Saúde, Thiago Brambilla, o aumento impacta diretamente no tempo de espera, mas ele garante que a estrutura médica está preparada para atender todos que procurarem o serviço. O Centro de Saúde funciona todos os dias, das 7h30 às 19h30. Fora desse horário, os atendimentos são realizados no Hospital Beneficente São Carlos.
O secretário reforça que com a queda nas temperaturas, cresce a circulação de vírus como a influenza (gripe) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) Por isso, a Secretaria de Saúde reforça a importância dos cuidados básicos, mas eficazes, com, lavar as mãos com frequência com água e sabão ou utilizar álcool em gel, evitar ambientes fechados e com aglomeração, manter os ambientes bem ventilados e cobrir a boca e o nariz com o braço ao tossir ou espirrar. Além disso, manter uma alimentação equilibrada e a hidratação adequada são atitudes essenciais para fortalecer o sistema imunológico e prevenir complicações.
A vacina é a maneira mais eficaz de prevenir a gripe. O imunizante está disponível para a população em geral em todas as Unidades Básicas de Saúde, além do Centro de Atendimento Psicossocial Infantojuvenil, que recebe a demanda do Posto de Saúde Central de segunda a sexta-feira, das 7h45 às 11h15 e das 13h às 16h45.
Além disso, a ação ‘Na Rua Contra a Gripe’, que já aplicou mais de 1,3 mil doses nas últimas semanas, segue nos próximos dias com a Unidade Móvel de Saúde oferendo a vacina em postos estratégicos do centro da cidade, entre às 17h e às 19h.
Nesta semana as ações irão ocorrer nesta quarta-feira, 4 de junho, na Praça da Matriz. Na sexta-feira, 6 de junho, na esquina da Rua Independência com a Júlio de Castilhos.
Já no sábado, haverá uma edição especial, iniciando às 9h e se estendendo até às 15h, no calçadão da Júlio de Castilhos, próximo à esquina com a Rua Coronel Pena de Moraes.
Vale lembra que os sintomas da gripe, em geral, são febre alta, calafrios, tosse, dor de cabeça e de garganta, cansaço e dores musculares. A pessoa que apresentar sintomas respiratórios, entre eles a falta de ar, deve procurar atendimento, já que o tratamento precoce em até 48 horas, com medicamentos antivirais específicos, ajuda a evitar a evolução para formas graves da doença.