Nota do partido fala em “unificar as forças políticas que vêm se opondo aos movimentos da extrema-direita golpista e fascista”, em referência à campanha de Maurício Scalco
O diretório do PT em Caxias do Sul declarou, através de nota, apoio à candidatura de Adiló Didomenico (PSDB) no segundo turno da eleição municipal. A publicação foi compartilhada pela deputada federal Denise Pessôa, que foi candidata à prefeita e ficou em terceiro lugar no primeiro turno.
Na nota, o partido afirma que mantêm as críticas ao governo Adiló e seguirá oposição em caso de reeleição do candidato tucano. Porém, o apoio visa conclamar os “seus apoiadores a derrotarem a extrema-direita neste segundo turno, votando 45”, se referindo a campanha de Maurício Scalco (PL) como “movimentos da extrema-direita golpista e fascista”.
Já o candidato a vice-prefeito na chapa com Denise, Alceu Barbosa Velho (PDT), salientou em entrevista à Spaço FM que não irá apoiar Adiló. Alceu declarou que o tucano possui “mau-caráter político” e que “interferiu diretamente” no PDT.
Confira a nota abaixo:
Nesta eleição municipal o PT de Caxias do Sul buscou a construção de uma frente política democrática com dois objetivos. De um lado, para elaborar um plano de governo capaz de resgatar políticas públicas que sofreram retrocessos na administração municipal nos últimos anos. De outro, para unificar as forças políticas que vêm se opondo aos movimentos da extrema direita golpista e fascista.
A candidatura Denise/Alceu nos representou de forma altiva e conquistou significativo apoio no primeiro turno. Além disso, ampliamos a representação das nossas forças no legislativo municipal.
Seja qual for o resultado do segundo turno estaremos na oposição ao governo que for eleito. Nosso papel será o de fiscalizar o governo eleito, exigir o atendimento das justas demandas da população, defender o patrimônio público e serviços públicos de qualidade.
Nossas críticas ao governo Adiló estão mantidas e não precisamos repeti-las
Por outro lado, as forças que apoiam Scalco representam a extrema direita que apoiou a tentativa de golpe em 8 de janeiro de 2023, que prega o ódio na politica e o ataque às organizações democráticas da sociedade civil, com posições claramente antidemocráticas.
Por isso, o PT conclama aos seus apoiadores a derrotarem a extrema direita neste segundo turno, votando 45.
Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Caxias do Sul