Neste momento são 192 pessoas em situação de rua abrigadas em Caxias
Com a chegada do inverno, para dar conta da crescente demanda por acolhimento da população em situação de rua, a Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Fundação de Assistência Social (FAS), está ampliando os serviços oferecidos a esse público.
A partir desta segunda-feira, 30, o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), vinculado ao Centro Pop Rua, triplicou a sua capacidade de atendimento. À equipe que habitualmente está nas ruas, somam-se outras duas. Uma medida emergencial para o período de frio extremo.
As equipes circularão por locais que rotineiramente servem de abrigo, oferecendo atendimento e encaminhamento às casas de acolhimento que são mantidas pela FAS.
Em outra frente, a fundação está também ampliando as vagas ofertadas para acolhimento. Às 200 que são oferecidas atualmente, serão disponibilizadas outras 20, totalizando 220 vagas nas quatro casas de acolhimento existentes no município. Na noite desta segunda são 192 pessoas em situação de rua abrigadas na cidade.
Ao ano, apenas para acolher a população em situação de rua, o investimento supera os R$ 4 milhões.
Para a diretora de Proteção Social Especial de Média Complexidade da FAS, Cristiane Oliboni, a ampliação das equipes de abordagem e o aumento no número de vagas de acolhimento refletem o compromisso do município com a dignidade das pessoas em situação de rua. “Uma medida complementa a outra. Com o reforço das abordagens, naturalmente haverá um aumento na demanda por acolhimento. Por isso, é fundamental ampliar também as vagas, garantindo um atendimento mais humano e acolhedor”, destaca.