Três pessoas foram detidas, mas acabaram liberadas após registro na delegacia
Na tarde de segunda-feira, 18, em uma ação rápida, a Brigada Militar, prendeu um homem, 49 anos, uma mulher, 22; e apreendeu um adolescente, 17; evitando um crime de estelionato pela segunda vez ao proprietário de uma empresa de materiais de construção, em Bento Gonçalves.
Conforme informações, o empresário declarou à BM que tinha efetuado um registro de ocorrência no sábado, 16, com relação ao mesmo tipo de ação criminosa e que teria sofrido um prejuízo de aproximadamente R$ 15 mil. O golpe tinha um número de WhatsApp se passando como de uma empresa fictícia, para solicitar materiais. A entrega foi feita no bairro Maria Goretti.
No segundo caso, um motorista de caminhão realizava a nova entrega para o mesmo contato fraudulento. De posse das informações, a guarnição deslocou-se até o endereço de entrega, onde um homem foi abordado.
Ele relatou que o destinatário dos materiais seria um conhecido de seu neto. Pouco tempo depois, o suposto receptador chegou ao local, mas desobedeceu à abordagem policial, danificando seu celular ao jogá-lo no chão. Diante da resistência à prisão, ele tentou fugir, mas foi contido.
Durante a ação, houve nova tentativa de receptação. Outro caminhão se aproximou, cujo motorista informou ter sido contratado por telefone para fazer o frete. O número utilizado na comunicação já havia sido identificado anteriormente como parte do golpe.
Diante das informações, foi possível identificar previamente o local de destino dos materiais: um depósito em um porão residencial. Quando a entrega seria realizada, dois adultos se apresentaram no local e permaneceram acompanhando a movimentação. As equipes da Brigada Militar realizaram a abordagem no momento oportuno, encontrando os suspeitos no endereço de receptação.
Diante dos fatos, todos os envolvidos foram conduzidos e apresentados no plantão da delegacia. Após o registro, os envolvidos no crime de estelionato foram liberados.