Anúncio foi realizado na manhã desta sexta-feira
O presidente Jair Bolsonaro (PL) assinou na manhã desta sexta-feira, 4, a portaria que institui o novo piso salarial dos professores da educação básica das redes públicas, estaduais e municipais. Conforme o Ministério da Educação (MEC), 1,7 milhão de docentes serão beneficiados com a medida.
Durante coletiva de imprensa, Bolsonaro explicou o porquê foi contrário ao pedido de prefeitos e governadores que optavam pelo reajuste de 7%. “Havia, sim, pedidos de muitos chefes de executivo municipais e estaduais querendo reajuste de 7%. O dinheiro é de quem? Quem é que repassa esse dinheiro para eles? Não precisei de alguns segundos para decidir sobre o reajuste de 33,24% do piso salarial dos professores junto com o Milton Ribeiro (ministro da Educação). Esta é uma maneira de valorizar 1,7 milhão de professores do ensino básico, que de forma direta, estão envolvidos com 38 milhões de alunos”, afirmou.
Conforme o ministro Milton Ribeiro, em 2022 o protagonismo será dos profissionais da educação. “Chega de usar professores e profissionais da educação apenas como uma massa de manobra político-eleitoral. Está na hora de ações diretas, e uma ação direta é essa, que respeita o profissional e dá a ele um ganho a mais dentro dessa situação”, destacou.
O piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica, criado em 2008, é o valor mínimo que deve ser pago aos professores em início de carreira para a jornada de até 40 horas semanais.