Pichação aconteceu na Rua Coberta; jovens também passarão por orientação sobre respeito ao patrimônio público e responsabilidades cívicas
Na manhã de segunda-feira, 11, em Bento Gonçalves, dois adolescentes, 15 e 16 anos, foram detidos pela a Guarda Civil Municipal (GCM) por pichação na Rua Coberta, espaço público onde são realizados diversos eventos da cidade. Os dois foram encaminhados à delegacia e liberados após a presença de seus familiares. No entanto, o ato de vandalismo sairá caro para os pais dos menores de idade.
O prefeito Diogo Siqueira anunciou que cada família terá de pagar uma multa de R$ 2,5 mil para reparar os danos causados pela pichação. De acordo com o prefeito, a medida visa responsabilizar financeiramente as famílias dos pichadores, bem como promover uma educação cidadã, para que novos atos de vandalismo não aconteçam.
Além da cobrança financeira, a prefeitura também estará encaminhando orientadores educacionais às residências dos infratores, com o objetivo de orientar as famílias sobre a importância do respeito ao patrimônio público e das responsabilidades cívicas. Segundo o governo municipal, essa ação reforça a mensagem de que, apesar das proteções legais previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente, o cumprimento das normas sociais é essencial para o bom convívio.