Universidade divulgou lista de sobreviventes
Após conclusão do trabalho de resgate de sobreviventes e retirada de corpos do ônibus que caiu em uma ribanceira na RSC-453, em Imigrante, os bombeiros destombaram o veículo e não encontraram mais corpos. Sete pessoas morreram no local.
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) emitiu uma nota na noite desta sexta-feira, 4, com 26 nomes de feridos que estão internados nos hospitais da região do Vale do Taquari ou que já receberam alta.
A instituição divulgou ainda que 37 pessoas estavam na lista inicial, no entanto, quatro não embarcaram na viagem que saiu de Santa Maria. Portanto, viajaram 33 passageiros.
O grupo de estudantes e professores da universidade se deslocava para Imigrante para uma visita técnica ao Cactário Horst. O acidente ocorreu por volta das 10h40 próximo ao limite com o município de Westfália, em uma área conhecida como Descida da Berlim.
Ônibus “saltou” 34 metros de altura e “bateu de bico” no solo
Do local onde o ônibus “saltou” para fora da pista até o ponto em que ele tocou o chão novamente, são cerca de 34 metros de altura. Após sair da pista, o veículo parou a cerca de 120 metros da via. Os detalhes da dinâmica do acidente foram revelados pela comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Imigrante e Colinas, Caroline Hauschild, ao jornal Correio do Povo.
Em entrevista à Rádio Independente, o prefeito de Imigrante, Germano Stevens, relatou que o veículo “voou”, “bateu de bico e capotou”, sem nem encostar na copa das árvores. Ele também comentou que a “Descida da Berlim” é um ponto perigoso, “que já ceifou muitas vidas”.

Veículo ficou sem freio
Conforme o delegado da Polícia Civil de Teutônia, José Romaci Reis, responsável pela investigação, o motorista ficou sem freio durante a descida. “A princípio ele falou que estava com problema de freio. Teria perdido o controle porque não conseguiu frear o veículo. Então ele observou uma área que, a princípio, seria um terreno plano, e entrou para ver se conseguia parar o ônibus, mas ele desconhecia que logo a frente havia um barranco de 40 metros onde ele caiu e acabou capotando”, explicou o delegado ao Correio do Povo.
Universidade divulga lista com os 26 sobreviventes
Lista dos 26 sobreviventes.
- Ana Cassia Muller
- Celmar Borges Eisenhardt
- César Augusto Vielma Infante
- Cristina Zanini Santana
- Daniela Gracioli
- Delma da Silva da Silva
- Eliane Ravazi Matos
- Émerson Andrade dos Santos
- Gabriela Dalcin Marques
- Gabriela Henning Osmari
- Liandra Gabriele dos Santos
- Lucas Jacobi Dalcin
- Maria Eliane Savegnago
- Marlon Dornelles Ribas
- Roberta Fortes Dalmoso
- Vanessa Rodrigues Pucci
- Vera Conceição Goés Mario
- Denise Estivalete Cunha
- Marília Milani
- Marcia Lenir Gerhardt
- Karina Vieira da Silva
- Fernanda Gonçalves de Menezes
- Teresinha Maria Vendrusculo
- Marta Denise Mazuim
- Isabela Morais Machado
- Rodolfo Boop
Passageiros que estavam na lista inicial, mas não embarcaram:
- Viviane de Oliveira Garcia
- Andressa Silva Lucion Pincolini
- Aparecida Nunes Marques
- Aline Vanessa Tomás Japur