Evento ocorre nesta sexta-feira
O umbandista Antônio Carlos Silveira dos Santos (Tonhão), convida a comunidade para a Audiência Pública que será realizada nesta sexta-feira, 5, às 19h, na Câmara de Vereadores de Farroupilha. O encontro terá como tema a intolerância religiosa contra povos e comunidades tradicionais de matriz africana, reunindo representantes da Associação Cultural Umbandista Farroupilha (CUF), do Conselho Superior de Umbanda da Serra Gaúcha (Consusg) e da Assembleia Legislativa.
Segundo Tonhão, a atividade surgiu a partir de uma visita da deputada estadual Bruna Rodrigues, quando foram apresentadas demandas das comunidades religiosas, entre elas a necessidade de combate ao preconceito. Ele destaca que Farroupilha possui mais de 40 casas de matriz africana e que a audiência é inédita na região, com o objetivo de elaborar propostas que possam se transformar em políticas públicas de proteção às práticas religiosas.
Além da defesa contra a intolerância, Tonhão explica que a iniciativa pretende discutir projetos como a criação de uma área pública para oferendas, espaços de preservação das tradições e atividades educativas voltadas à valorização cultural, como o “Caminho das Ervas” e oficinas no contraturno escolar. O público-alvo são pais e mães de terreira, mas a participação é aberta a todos os interessados.