Adolescente invadiu a escola com uma faca e teria praticado os crimes
Ao menos três crianças ficaram feridas depois de um ataque a Escola Municipal de Educação Fundamental Maria Nascimento Giacomazzi, em Estação, na manhã desta terça-feira, 8, por volta das 10h. O município de cerca de 6 mil habitantes fica no norte gaúcho, próximo a Erechim na Região do Alto Uruguai.
Conforme o registro, há confirmação da morte de uma criança de 9 anos, do terceiro ano do ensino fundamental, e outras três pessoas feridas, sendo duas meninas de 8 anos atendidas no Hospital São Roque, de Getúlio Vargas e uma professora de 34 anos que também ficou ferida e foi encaminhada ao Hospital Santa Terezinha, em Erechim. Ela tentou intervir no ataque e acabou ferida pelo agressor. Eles não correm risco de vida.
O prefeito da cidade, Geverson Zimmerman, informou que o adolescente entrou na escola armado com faca e atingiu as crianças. Ele teria 16 anos e pediu para entrar na escola para entregar um currículo.
Ele entrou na escola com uma faca e em seguida, lançou bombinhas no chão para assustar os alunos e invadiu uma das salas de aula com uma faca. Segundo o prefeito, o adolescente era conhecido no município, estava em tratamento psiquiátrico e teria estudado na escola quando criança.
Conforme relatos de uma professora que estava em sala de aula no momento do ocorrido, o adolescente chegou até a porta da sala e pediu para entrar. Ela permitiu a entrada por conhecê-lo. No entanto, pouco depois, ele retirou da mochila um objeto que parecia um facão e iniciou as agressões. “Foi tudo muito rápido. As crianças começaram a correr e gritar por socorro”, relatou a educadora. A instituição tem 152 alunos.
O agressor foi imobilizado por pessoas que passavam pelo local. A ocorrência mobilizou equipes da Brigada Militar, Polícia Civil e Samu, que prestaram os primeiros atendimentos às vítimas. A prefeitura de Estação suspendeu as aulas em todas as escolas da rede municipal por tempo indeterminado.
A Brigada Militar emitiu uma nota sobre o caso
NOTA À IMPRENSA
A Brigada Militar manifesta profundo pesar pelo trágico episódio ocorrido na manhã desta terça-feira, 8, em uma escola no município de Estação, no Norte do estado, onde um adolescente de 16 anos atentou contra a vida de estudantes, resultando no óbito de uma criança e ferimentos em outras duas.
A Brigada Militar deslocou equipes imediatamente ao local, seguindo os protocolos de resposta a ocorrências críticas. A ocorrência ainda está em andamento.
A Brigada Militar permanece à disposição da comunidade escolar e das famílias atingidas, oferecendo suporte institucional e se somando aos esforços das demais forças de segurança e órgãos públicos no enfrentamento e prevenção da violência.
Brigada Militar