Ex-Secretário da Saúde afirmou que exigência de passaporte vacinal é hipocrisia
O deputado federal Osmar Terra, em entrevista concedida ao programa Fim de Expediente desta segunda-feira, 29, foi categórico ao afirmar que as pessoas que tiveram contato com a covid-19, mesmo sem saber, têm imunidades e estão protegidas contra as novas mutações genéticas do coronavírus. Ao abordar a nova variante Ômicron, o ex-secretário da Saúde do RS ressaltou que o vírus é o mesmo, mudando apenas as proteínas da capa. Segundo ele, a imunidade natural protege das novas variantes do coronavírus.
Terra salienta os estudos realizados em Israel, onde os anticorpos adquiridos naturalmente em decorrência do vírus asseguram proteções às novas variantes. “Nós temos que aguardar os efeitos da nova variante Ômicron, mas acredito que o Brasil está muito bem protegido pela imunidade natural. Mas é importante ter precauções, evitar aglomerações, distanciamento e higiene pessoal”, afirmou.
Questionado a respeito do passaporte vacinal, Terra diz ser hipocrisia e sem sentido sua exigência. O deputado questiona a eficácia das vacinas, afirmando que são experimentais e desenvolvidas para o vírus original, com necessidade de novas doses de vacinação e reforços para as mutações.