Parlamentar frisou que o Brasil vive um crescimento acima da média mundial
O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Pepe Vargas (PT), afirmou que a economia brasileira vive um bom momento, com aumento do salário médio real e redução histórica da taxa de desemprego. Segundo ele, o cenário tem garantido mais dinheiro no bolso dos brasileiros e estimulado o consumo interno. “Temos a menor taxa de desemprego da história, então não está faltando dinheiro, as pessoas estão com mais dinheiro. O salário médio real das famílias aumentou. Nós temos o povo com mais renda, e isso está se refletindo na economia”, frisou.
Pepe Vargas destacou ainda que o Brasil cresceu 3,4% em 2024, percentual superior à média global, e que o país segue atraindo investimentos estrangeiros diretos. Ele comparou o desempenho econômico atual com governos anteriores. “Temos uma economia que vai muito bem, muito melhor do que no tempo do Bolsonaro, muito melhor do que no tempo do Temer”, afirmou.
Sobre o “tarifaço” anunciado pelo governo Donald Trump, que ameaça exportações brasileiras, o presidente da Assembleia avaliou como fundamental o apoio do governo estadual às empresas gaúchas que possam ser impactadas. “Aqui no Rio Grande do Sul, 11% das exportações vão para os Estados Unidos, que são um parceiro comercial importante. É essencial que os Estados se somem ao esforço do governo federal para proteger as empresas”, ressaltou.
Pepe classificou como “absurdo” o argumento de Trump de que a medida teria ligação com suposta perseguição ao ex-presidente Jair Bolsonaro. “Ele quer interferir nas decisões do Poder Judiciário brasileiro? Isso não é admissível. Essa medida, se for mantida, vai gerar inflação nos Estados Unidos”, concluiu.