Iniciativa une teoria e prática, incentiva consciência ambiental e integra alimentos naturais na merenda escolar
Alunos do Colégio São Tiago, em Farroupilha, desenvolvem o projeto Horta e Composteira na Escola, que alia educação ambiental e práticas sustentáveis ao cotidiano escolar. A iniciativa surgiu no ano passado, a partir da reformulação do ensino médio, que passou a permitir a escolha de trilhas de conhecimento. Os estudantes que optaram pela área de Ciências da Natureza passaram a atuar diretamente na implantação da horta e na compostagem dos resíduos orgânicos.
Sob orientação das professoras Tatiana Kapelinski e Fernanda Coan, os alunos realizam todo o processo, desde a preparação da terra até a colheita. Os resíduos gerados na cozinha são transformados em adubo por meio de minhocas nas caixas de compostagem, e o material é utilizado no cultivo de hortaliças como alface, beterraba, rabanete, salsa, cebolinha e até morangos.
Os produtos colhidos são consumidos na merenda escolar e também levados para casa pelos alunos. Em algumas ocasiões, o colégio faz pequenas vendas durante eventos, como a entrega de boletins, a fim de divulgar o projeto e fortalecer o engajamento da comunidade.
Créditos: Divulgação / Colégio São Tiago
