Maurício Bianchi esclarece dúvidas sobre o rendimento
O advogado Maurício Bianchi comentou nesta terça-feira, 29, sobre o lucro de mais de R$ 13 bilhões obtido pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (Fgts) em 2024, e que será repassado aos trabalhadores com carteira assinada. Segundo ele, os valores serão creditados proporcionalmente nas contas ativas e inativas que possuíam saldo em 31 de dezembro de 2024.
Conforme Bianchi, têm direito ao repasse todos os trabalhadores que possuíam saldo em conta vinculada ao Fgts na data-base. “O valor será distribuído proporcionalmente ao saldo de cada trabalhador. Ou seja, quanto maior o saldo, maior o rendimento adicional que será creditado”, explica.
O advogado reforça que esse valor não estará automaticamente disponível para saque, exceto nas situações já previstas em lei, como demissão sem justa causa, aposentadoria, compra da casa própria, entre outras.
Para saber quanto irá receber, o trabalhador pode consultar o extrato do Fgts pelo aplicativo do fundo ou pelo site da Caixa. “Basta verificar o saldo da conta até 31 de dezembro e multiplicar pelo índice de distribuição, que será divulgado oficialmente pelo Conselho Curador do Fgts”, orienta Bianchi.
Ele destaca que, apesar de o fundo já render 3% ao ano mais TR, o lucro é um bônus que aumenta a rentabilidade das contas vinculadas.