Natieli Machado cobrava a falta de professores na Escola Estadual Carlos Fetter
A adolescente identificada como Natieli Machado Tonon, de 14 anos, que faleceu na tarde desta quarta-feira, 26, após oito dias internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Beneficente São Carlos, em Farroupilha, fez um vídeo junto com seus colegas, em abril de 2019, a fim de cobrar a falta de professores de matemática, português e inglês do 6º ao 9º ano da Escola Estadual Carlos Fetter.
Na oportunidade, dois vídeos foram gravados em uma ação dos próprios alunos como forma de mostrar à comunidade o problema que afetava cerca de 100 estudantes da instituição de ensino. “Em um momento em que se fala tanto em investir na educação, é lamentável perceber que o discurso dos nossos governantes não condiz com o que está sendo feito na prática. Queremos que faça valer o direito de termos uma educação de qualidade”, declarou Natiele, na época, estudante do 7º ano.
A estudante foi atropelada na manhã do dia 18 de janeiro por um condutor de 29 anos, que não se feriu. Ele trafegava na RSC-453, próximo a uma casa de produtos coloniais, em Farroupilha. A vítima foi socorrida por uma ambulância com placas de Igrejinha, que passava pelo local no momento do acidente. Ela foi encaminhada ao Hospital Beneficente São Carlos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
O Corpo de Bombeiros Militar de Farroupilha (CBM), o Resgate Voluntário (RV) e a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) também atenderam a ocorrência. A adolescente havia concluído o ensino fundamental ano passado e este ano ingressaria no ensino médio. A Polícia Civil (PC) de Farroupilha investiga o caso.
Confira o vídeo abaixo