Presidente Lula anunciou que valores serão pagos também para o décimo terceiro e retroativos a maio
O governo federal garantiu o pagamento do novo piso da enfermagem no setor público. O anúncio foi feito pelo presidente da República Luís Inácio Lula da Silva durante o encerramento da 17ª Conferência Nacional de Saúde, realizado nesta quarta-feira, 5, em Brasília. Lula, reverenciou os profissionais de enfermagem e afirmou que o governo vai garantir o pagamento do novo piso nacional da enfermagem no setor público, retroativo a maio e com garantia de décimo terceiro com os novos valores.
O presidente salientou que o pagamento será retroativo a maio porque é o mês em que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso estabeleceu regras para o pagamento do piso aos profissionais que trabalham no sistema de saúde de estados e municípios nos limites dos valores recebidos pelo governo federal.
Ele reforçou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) para universalizar o acesso aos serviços médicos e hospitalares e disse que as prioridades decididas nas conferências nacionais são determinantes para melhorar a qualidade desses serviços.