Solicitação partiu de um eleitor argumentando quebra de decoro durante audiência pública da Maesa
O eleitor de Caxias do Sul, Lucas Ribeiro Suzin, protocolou nesta sexta-feira, 28, junto à Casa Legislativa do município, o pedido de cassação contra o vereador Lucas Caregnato (PT). Segundo o documento, o denunciante argumenta que houve quebra de decoro durante audiência pública da Maesa realizada em 25 de abril, com base no no decreto-lei 201/67, que regimenta os pedidos de cassação e na Lei Orgânica do Município.
O denunciante salienta que o o vereador petista teria motivado um tumulto com agressões verbais contra a chefe de gabinete Grégora Fortuna dos Passos, ao abrir a porta do auditório do Centro Administrativo da Prefeitura, e ter permitido a entrada de cerca de 20 manifestantes, pondo em risco a integridade dos presentes e desrespeitando o limite de lotação máxima de 100 pessoas, que segundo os organizadores, já estava preenchida.
A chefe de gabinete Grégora Fortuna dos Passos registrou boletim de ocorrência policial contra o vereador pelas agressões verbais que teria recebido.
A admissibilidade do pedido de cassação do vereador deverá ser votada na sessão da terça-feira, 2, e sendo aprovada, será instaurada por sorteio, uma comissão processante que terá um prazo de até 90 dias para enviar à Mesa da Casa Legislativa, um parecer favorável para a continuidade do processo ou de arquivamento do mesmo.