Milhares ainda estão desaparecidas e feridas
Um terremoto de magnitude 7,8 atingiu a região central da Turquia e o noroeste da Síria na manhã desta segunda-feira, 6, causando mais de duas mil mortes nos dois países e deixando mais 5 mil pessoas feridas, além de milhares de desaparecidos. A contagem oficial agora é de 2.090 vítimas. O número leva em conta os balanços oficiais dos dois países. A expectativa é que o número de mortos suba ao longo do dia. O epicentro do terremoto foi na Turquia a 17,9 km de profundidade na cidade de Gaziantep, Sudeste do país, próximo da fronteira com a Síria. Mais de mil prédios desabaram completamente, o que sugere um número de vítimas muito maior, informou o vice-presidente turco, Fuat Oktay.
Os abalos foram sentidos também na capital turca, Ancara, e em outras cidades. Os aparelhos registraram um sismo inicial e, logo em seguinda, mais dois terremotos aconteceram na mesma região.
Este é o terremoto mais forte desde 1939 na região, que fica sobre várias placas tectônicas. Segundo relatos, o tremor durou mais de um minuto e meio e gerou dezenas de réplicas. A última delas foi outro terremoto de magnitude 7,6 também na região central da Turquia por volta de 13h30 no horário local (7h30 no horário de Brasília).




